Drª Sandra Fernandes

Drª Sandra Fernandes

Psicologia e Psicoterapia de Adultos, Psicoterapia de Casal
Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta

Sobre Drª Sandra Fernandes

Psicóloga, com especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia, Terapia de Casal e Psicologia Legal. Desde muito cedo que soube que a compreensão do Outro era o seu caminho, daí ter iniciado, após conclusão da licenciatura e mestrado, a sua formação como psicoterapeuta na Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves (SPPB), onde mantém a sua colaboração como sócia psicoterapeuta efectiva e formadora de seminários clínicos/supervisão no curso de formação para novos psicoterapeutas.

Nas rotas da vida, o significado do Outro no Mundo – qualquer que seja a condição vivencial e história pessoal – levou-a a apaixonar-se pela perspetiva humanista-existencial na sua prática clínica, e foi buscar mais conhecimentos enquanto psicoterapeuta ao modelo de Psicoterapia Existencial, cuja formação foi realizada na Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial (SPPE).

Neste caminho profissional, princípios como o Respeito, Justiça, Igualdade e Identidade a levaram ao Curso Avançado de Intervenção Psicológica em Públicos LGBTQIA+, tornando a relação terapêutica um espaço seguro para todes.

Ao longo dos cerca de 20 anos de exercício como Psicóloga, aliou a prática clínica com a intervenção legal, nomeadamente, no acompanhamento a vítimas de crimes contra a integridade física/psíquica e liberdade sexual (crianças, jovens e adultos), com certificação reconhecida em Individual Crisis Intervention and Peer Support pela International Critical Incident Stress Foundation, TIR – Traumatic Incident Reduction pela TIRA: The Traumatic Incident Reduction Association, entre outras formações na área da intervenção no abuso sexual e maus tratos físicos e psicológicos.

Há outras paixões que não têm explicação: são sentidas e vividas, como os cães e a alimentação saudável. E nada melhor do que as partilhar em todos os momentos. Da Psicologia aos cães nasceu o interesse pela Terapia Assistida pelo Cão, com formação certificada adquirida na La Fundacíon Bocalan del Perro de Ayuda Social, em Madrid. E do que a Terra nos brinda com o seu equilíbrio e energia, surge a curiosidade pela alimentação vegetariana e macrobiótica, em constante exploração das suas cores e paladares na formação de culinária, que vai sendo realizada no Instituto Macrobiótico de Portugal.

É psicoterapeuta certificada pela International Federation of Psychotherapy (IFP) e European Association for Psychotherapy (EAP), membro da American Psychological Association (APA) e da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), onde assume a supervisão e orientação de estágios. É, também, formadora profissional certificada pelo IEFP.

Intervém nas áreas de Psicoterapia Individual e Grupo (Adultos), Terapia do Casal, Avaliação Psicológica (personalidade, competências parentais) e Acompanhamento terapêutico de vítimas de crimes sexuais (crianças, adolescentes, adultos).

Marcar Consulta

× Podemos ajudar?