
Em tom de balanço, daquele que é o final de ano letivo mais atípico de que temos memória, a Sintricare gostaria de deixar uma palavra de apreço a todas as famílias e à comunidade escolar, bem como obviamente a todos os alunos, pelo esforço extra e o empenho redobrado deste último período.
Nunca, nenhum de nós, viveu algo assim… É bom que ninguém, em momento algum se esqueça disso! Têm sido tempos desafiantes, para além dos limites de qualquer cenário imaginário, e tão exigentes, que a maioria de nós ainda não encontra palavras para o exprimir.
A este propósito, têm sido várias as entidades que se têm expressado, por diversas vias online, no sentido de fazer chegar palavras de mérito e encorajamento, tanto aos alunos, como às suas famílias.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses, por exemplo, publicou, no seu site e redes sociais, um diploma destinado aos alunos, a quem, reconhece o merecimento do “primeiro lugar no Quadro de Honra do ano lectivo 2019/2020”, bem como, “a resiliência, a capacidade de adaptação e a força de vontade para ultrapassar as dificuldades demonstradas ao longo deste ano letivo, sobretudo durante o tempo vivido em isolamento e num regime de ensino à distância”.
Este documento simbólico, mas tão pertinente, reconhece ainda “a dedicação, o empenho e a autonomia, não só no estudo, mas também nas tarefas domésticas. E ainda a colaboração e paciência demonstradas na vida familiar do dia-a-dia”.
O Agrupamento de Escolas do Monte da Lua, na pessoa do seu diretor, Nuno Santos Nunes Pereira Cabanas, optou pelo email para enviar uma Carta Aberta, datada de 17 de junho, a todos os seus alunos e respetivos Encarregados de Educação. Uma comunidade que, na sua totalidade, entre crianças em idade pré-escolar e adultos que regressam à escola, representa quase cerca 4 mil alunos.
Logo no início e a propósito dos tempos excecionais que vivemos, Nuno Cabanas relembra-nos, e bem, que “não devemos ter nada como garantido. É preciso estar permanentemente preparado para as curvas e as montanhas que a vida nos coloca pela frente”.
De seguida, o diretor faz votos de “melhor sorte do mundo” aos alunos que estão prestes a iniciar a época dos Exames Nacionais de acesso a Ensino Superior, e relembra que “a sorte dá muito trabalho. Não se deixem iludir… As ferramentas essenciais capazes de vos impulsionar a conquistar o mundo são o entrelaçar de competências sociais e humanas e de aprendizagens académicas sólidas. A felicidade é sermos capazes de conciliar a vida profissional e o prazer de cuidar dos outros. São estas as armas que vos darão a ousadia e a paixão para enfrentar todos os desafios”.
E como não poderíamos terminar este ano letivo sem uma mensagem de esperança, capaz de impregnar também o início do próximo, decidimos partilhar convosco os restantes parágrafos desta Carta Aberta, tão pertinente que merece chegar a todos:
“Para os alunos que estão à beira de umas merecidas férias, apreciem a beleza das pequenas coisas e não deixem de estar atentos uns aos outros. Divirtam-se em segurança e não deitem tudo a perder. Em breve, voltaremos a estar juntos e felizes.
O melhor do mundo são as crianças e o que mais desejo aos mais pequenos é que mantenham ao longo das suas vidas a alegria e a ingenuidade sincera que os carateriza. E nunca é demais recordar que nascemos despidos de preconceitos e de discriminação.
O arco-íris da diferença que representa a humanidade amplia a beleza e salvará o mundo. Não segreguem e não discriminem. Escutem e olhem na perspetiva do outro. Caminhem no trilho da fraternidade. Digam não à violência e ao racismo. Não fiquem indiferentes perante a desigualdade e a pobreza. Defendam a vida sem olhar a credos ou ideologias, procurem a verdade, sabendo que ela está mais próxima quantos mais olhares forem cruzados. Desconfiem dos sentidos únicos. Anseiem à plenitude da dimensão humana que é sentida no prazer interior de Amar. Amar a vida, a natureza, os animais. O Amor na forma mais descomprometida e pura. Nada é mais importante que ter um amigo. Tenham uma voz ativa na condução das vossas vidas!
Sejam felizes e regressem sempre que o vosso coração vos pedir!”.
Boas férias para todos! E, não se esqueçam… ficámos todos em primeiro lugar do Quadro de Honra!