
Drª. Joana Marques, Psicóloga clínica e da saúde, com Mestrado em Psicologia Sistémica Familiar e Comunitária pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Atualmente, frequenta o Curso de Intervenção Sistémica e Familiar na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
Tem trabalhado em contextos diversos — clínico, comunitário, educacional e humanitário — com pessoas de diferentes idades, culturas e condições de vida. Já acompanhou crianças e adolescentes em contexto hospitalar e em projetos de promoção de competências em bairros vulneráveis, trabalhou com população migrante e refugiada em processos de avaliação e intervenção psicológica individual, familiar e em grupo, e dinamizou oficinas de desenvolvimento psicossocial em escolas e instituições comunitárias. Colaborou ainda com ONGDs, em Portugal e no estrangeiro, em projetos de intervenção social e humanitária. Em todo este percurso, é a curiosidade, a sensibilidade e o valor que atribui à relação terapêutica que orientam o seu trabalho. Acredita que é no vínculo e na construção de uma relação segura que se cria espaço para a escuta, a compreensão e a mudança. A abordagem sistémica — que considera cada pessoa nas suas relações e nos contextos em que se insere — tem sido o fio condutor da sua prática.
Também o voluntariado e o karaté, experiências a que se dedicou durante vários anos, tiveram um papel importante na sua construção pessoal e profissional: o primeiro, pelo contacto próximo com diferentes realidades humanas; o segundo, pelos valores que reconhece no desporto e que hoje transpõe para a prática clínica.
