Vamos ler histórias!

01/07/2015

O momento de contar uma história ao seu filho pode proporcionar grandes ganhos quer para a vossa relação afetiva, quer para o desenvolvimento verbal, emocional e psicológico da criança.

Uma história é um instrumento valioso, pleno de sensações, sentimentos, valores e ideias com uma bagagem emocional indispensável ao desenvolvimento intelectual.

Experimente algumas das seguintes dicas e disfrute de bons momentos em família:

1. Descubra quais as histórias que o seu filho mais gosta e respeite os seus gostos. Poderão numa loja de livros/ biblioteca descobrir o que mais lhe agrada.

2. Tente que a linguagem utilizada seja compreensiva.

3. Acompanhe a narração com mostras de surpresa; através da voz é possível transmitir sensações de alegria, de um certo temor, de expectativa, etc. Estas variações irão cativar a sua atenção e demonstra-lhes a nossa imersão na história, o que é diferente de uma leitura mecanizada.

4. Crie o hábito de contar uma história todos os dias. Existem vários momentos em que o poderão fazer, no entanto, uma história à hora do deitar poderá ser um bom momento relaxante.

5. Pode ir variando entre histórias de livros, ou da sua imaginação.

6. Pode utilizar objetos para enriquecer e variar uma história (por exemplo: uma bola que fala, um fantoche, etc.) ou ir acompanhando a história com sons que enriqueçam o que está a acontecer, sejam estas feitas através da voz, ou de livros/ brinquedos que têm já alguns sons para explorar (por exemplo: o som do vento, o som do cão, etc.)

7. Conte histórias adequadas à fase de desenvolvimento do seu filho. Não deverá ser de difícil compreensão, nem extremamente simples. Se tiver dificuldade em escolher os livros adequados, conte com a ajuda das educadoras ou professoras da sala do seu filho.

8. Deixe a criança observar as imagens do livro, enquanto lê a história.

9. Por vezes, poderá fazer algumas perguntas acerca do que está a acontecer na história, assegurando-se que está a ser compreendida.

10. Com as crianças que já iniciaram a aprendizagem da leitura e escrita, poderá combinar intercalar a leitura, enquanto o pai/ mãe lê uma página, o filho lê umas palavras, ou frases, dependendo do nível de leitura da criança.

11. Aproveite o momento da história e partilhem muitos momentos de boa disposição e cumplicidade.

“A história é o presente mais barato e precioso que os pais podem oferecer aos seus filhos”. (Alessandra Giordano)

Sandra Mendes

Malcare WordPress Security