Educar a auto-estima

01/04/2016

De todas as convicções e ideias a mais importante é a imagem que desenvolvemos e temos de nós próprios, uma vez que dela depende em grande parte a capacidade de nos realizarmos e sermos felizes.

Na atualidade o valor pessoal é medido tendo em conta os êxitos materiais ou profissionais, o que nos leva por vezes, a procurar desesperadamente o sucesso, quer nosso, enquanto adultos, quer dos nossos filhos. Claro está, que não temos que ter necessariamente um olhar totalmente desaprovador quanto ao ponto de querermos dar o nosso melhor ou de incentivarmos os nossos filhos, a que também eles, se empenhem e sejam responsáveis no sentido de darem o seu melhor.

O problema surge, quando se procura o reconhecimento do exterior, sem por vezes termos a noção a que custo. A questão deve ser colocada precisamente ao contrário: o valor de um indivíduo como ser humano é a base e também o ponto de partida para obter o êxito pessoal.

Desta forma, há que tentar que as crianças tenham logo desde os primeiros anos, uma imagem positiva de si mesmas, que as ajude a sentirem-se fortes e seguras, por forma a serem capazes de assumir riscos sem medo, aceitando que por vezes perder faz parte do jogo e da aprendizagem na vida.

Um dos elementos fundamentais para que a criança se sinta única e valiosa é o facto de se sentir amada e saber, além disso, que esse amor é incondicional e, portanto, independente do que ela venha a fazer, ser, ou, obter no futuro. Desta forma, o amor que é dado aos filhos nunca é de mais.

É importante as mostras de amor e de afeto, quer através de gestos e ações, quer transmitindo-lhes verbalmente o carinho que se sente por eles, as suas virtudes, as suas ações positivas, não se focando somente nos seus sucessos ou insucessos escolares, pois as nossas crianças são muito mais para além das notas escolares. Aproveite todos os momentos para valorizar seu filho, só assim crescerá capaz de se valorizar, confiando em si mesmo e sentindo-se mais seguro para enfrentar os problemas e conseguir tudo aquilo a que se dispor.

Sandra Mendes

Malcare WordPress Security